A Importância do Uso de Inteligência Artificial por Professores na Educação Básica
Por Josias Pereira e chat GPT
“A principal meta da educação é criar pessoas
que sejam capazes de fazer coisas novas,
e não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.
A verdadeira educação é a que ensina a pensar,
e não a que ensina a obedecer.” Piaget
Com o avanço das tecnologias, a inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso cotidiano e é uma ferramenta essencial para a educação atual. Para os professores da educação básica, aprender a utilizar a IA no processo educacional é mais que uma necessidade – é uma oportunidade de criar um aprendizado mais próximo das realidades e necessidades dos estudantes.
A IA pode ser uma aliada poderosa para personalizar o ensino, ajudando cada aluno a progredir de acordo com suas habilidades e dificuldades específicas. Ferramentas de IA oferecem apoio no planejamento de atividades e na análise de dados sobre o desempenho dos alunos, permitindo que o professor tenha mais tempo para as interações e o desenvolvimento humano em sala de aula.
Privar os alunos do contato com a IA pode limitar seu desenvolvimento social e pessoal, afastando-os de habilidades que serão essenciais no futuro. As crianças e jovens de hoje são os profissionais e cidadãos de amanhã, e precisam de contato com a IA para desenvolver senso crítico, criatividade e autonomia no uso dessas tecnologias.
Assim, professores e IA formam uma parceria que não substitui o papel humano na educação, mas enriquece e prepara melhor nossos jovens para um futuro que é, essencialmente, deles.
Publicar comentário